A partir de 1994, iniciou-se a construção de um muro de segurança em parte da fronteira dos Estados Unidos com o México, com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes ilegais (sobretudo mexicanos e centro-americanos procedentes da fronteira sul) em território estadunidense.
O muro inclui três barreiras de contenção, iluminação de muito alta intensidade, detectores antipessoais de movimento, sensores eletrônicos e equipamentos de visão noturna entrelaçados com radiocomunicações com a polícia de fronteira dos Estados Unidos, bem como vigilância permanente com veículos e helicópteros artilhados.
Além de ser um muro que separa geograficamente a fronteira San Diego-Tijuana, é um muro ideológico, que impede a ultrapassagem dos "subdesenvolvidos" para o mundo desenvolvido.
Esse muro "atrapalha" a vida de muitos mexicanos, que querem ir para os EUA, na tentativa de melhorar de situação.
Em julho, um alto funcionário do governo do presidente dos Estados Unidos indicou que Obama enviará até 1.200 soldados adicionais à fronteira para colaborar na luta contra o narcotráfico e a imigração ilegal. Cresce a pressão dos Estados americanos que fazem fronteira com o México para que o governo tome providências para combate à imigração ilegal e à violência ligada ao tráfico de drogas.
Veja imagens relacionadas ao muro fronteiriço Estados Unidos-México: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:US-Mexico_barrier?uselang=pt
Imagem: http://www.diadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2espanhol/4globa.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário