O Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) é um bloco econômico que entrou em vigor em 1994 e integra três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.
O México ingressou no Nafta a partir de uma manobra dos Estados Unidos e do Canadá, que tinham o objetivo de instalar suas empresas em território mexicano e usufruir de benefícios fiscais, mão de obra barata, matéria-prima, etc. Além disso, os Estados Unidos pretendiam fixar os mexicanos em seu país, diminuindo a incidência de entrada ilegal de imigrantes.
Há uma grande diferença socioeconômica entre os integrantes do Nafta: o México está bem distante em várias questões. O país responde por apenas 5% do PIB gerado pelo bloco (o PIB norte-americano é superior ao mexicano cerca de 17 vezes), sem contar que a qualidade de vida da população mexicana está bem abaixo dos padrões norte-americano e canadense. O México enfrenta problemas típicos de países subdesenvolvidos, como o desemprego, a marginalização, a criminalidade, entre outros. Para que sobressaia no bloco é necessário superar todos esses problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário